Curso Profissional

Técnino(a) de Proteção Civil

Proteção de Pessoas e Bens

 

1ª edição 2018/2019

 

O lançamento deste Curso Profissional surge na sequência da forte procura de profissionais especializados na área da Proteção Civil, constituindo uma formação de nível IV.

 

Do programa curricular constam matérias, como por exemplo: Planeamento de Emergência, Logística Operacional, Fenomenologia da Combustão e Agentes Extintores, Incêndios Urbanos e Industriais, Análise de Riscos e Vulnerabilidades, Ecossistemas florestais, ou Climatologia, entre muitas outras.

 

Os alunos que completarem este Curso Profissional de 3 anos letivos ficam habilitados a trabalhar junto de entidades publicas e privadas na área da prevenção, controlo e reação a situações de risco e de emergência, podendo também ingressar no ensino superior – quer para os Cursos Técnicos Superiores Profissionais que apresentam condições de acesso especiais, quer para os cursos de licenciatura através do processo de admissão habitual.

No 2º e no 3º ano letivo do curso, os alunos realizarão estágios práticos junto de entidades parceiras, destacando-se desde já os Bombeiros Voluntários de Santa Comba Dão em cujo Heliporto se encontram sediados os helicópteros da Proteção Civil e do INEM.

CODIS Viseu na Escola Secundária de Santa Comba Dão a apresentar o Curso Profissional Proteção Civil

CODIS Viseu na Escola Secundária de Santa Comba Dão na apresentação do novo curso

Os alunos poderão habilitar-se a apoio financeiro para a frequência deste Curso Profissional, nomeadamente:

» Subsídio de Alimentação

» Subsídio de Transporte

» Subsídio de Alojamento

» Bolsa de Material de Estudo

Consulte também o Referêncial da ANQEP relativamente a este Curso Profissional

Saídas profissionais
Desenvolver atividades de prevenção de riscos coletivos inerentes a situações de acidente grave ou catástrofe, assim como participar no planeamento de atividades de atenuação dos seus efeitos, de proteção, socorro e assistência às pessoas e bens em perigo quando aquelas situações ocorram.

Atividades Principais
» Participar no levantamento, previsão, avaliação e prevenção dos riscos coletivos de origem natural ou tecnológica.
» Participar na inventariação dos meios e recursos disponíveis e dos mais facilmente mobilizáveis ao nível local e regional.
» Participar no planeamento de soluções de emergência, visando a busca, o salvamento, a prestação de socorro e de assistência, bem como a evacuação, alojamento e abastecimento das populações.
» Prestar apoio na avaliação e implantação de sistemas de prevenção contra incêndios e outros riscos de origem natural ou tecnológica.
» Participar em vistorias e auditorias de segurança ou outras no domínio da proteção civil.
» Participar na implementação de projetos em proteção civil.
» Colaborar em estudos e na divulgação de formas adequadas de proteção dos edifícios em geral, de monumentos e de outros bens culturais, de instalações de serviços essenciais, bem como do ambiente e dos recursos naturais.
» Participar em campanhas de informação e formação das populações, visando a sua sensibilização em matéria de autoproteção e de colaboração com as autoridades.
» Participar na elaboração de relatórios técnicos e manter informado o seu superior hierárquico.

 

Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão
 
Avenida da Escola Secundária 1, 3440-321 Santa Comba Dão
Telefone - 232 880 050 | Fax - 232 880 058

Email -  agrupamentoescolasscd@gmail.com
http://www.escolas-santacombadao.pt/

© 2018 AESCD

  • Facebook - Grey Circle
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now